História
Não tenho armas,
mas se me vir obrigado a defender-me,
ou a defender os meus princípios,
a minha honra,
se é uma questão de vida ou de morte,
de justiça ou de injustiça,
então aqui estão as minhas armas:
as mãos vazias.

Não tenho armas,
mas se me vir obrigado a defender-me,
ou a defender os meus princípios,
a minha honra,
se é uma questão de vida ou de morte,
de justiça ou de injustiça,
então aqui estão as minhas armas:
as mãos vazias.
A prática/estudo do JINHA KENPO, é compreendida no nosso País, na Espanha, nos Estados Unidos e, duma forma geral, em todo o Mundo como disciplina física ou cultural.
É uma Arte Marcial criada com o objectivo de adquirir coragem, cortesia, integridade, humildade, autoconfiança e autocontrole. Aqui reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, que vão desde o desenvolvimento das capacidades do sistema muscular e respiratório, da flexibilidade, da coordenação e equilíbrio corporal até ao treino mental e aperfeiçoamento da personalidade, bem como a harmonia de todos estes factores.
A Arte JINHA divide-se em várias vias ao gosto dos seus praticantes/estudantes: manutenção, lazer, reabilitação, recreativo, defesa pessoal, competição e cultura física.
O treino do JINHA KENPO consiste fundamentalmente, em cinco partes distintas:
O nosso corpo deve, através destes exercícios básicos, ganhar a possibilidade de trabalhar de uma forma correcta. É através do Kihon Renshu, que se suprimem as mais elementares deficiências de movimento e também, onde começamos a entender a necessidade de que os braços e pernas se devem coordenar. Mais tarde, as ancas devem ser integradas nessa coordenação, de modo a que um simples movimento de mão ou perna tenha a energia total do corpo a servi-lo.
A Kata tem a finalidade de dar forma, beleza estética e equilíbrio aos movimentos simples do Kihon Renshu. Evidentemente que, à medida que os Deshi-Jinha (alunos) vão sendo graduados, o Kihon Renshu e a Kata vão sendo mais complexos. Os movimentos que em Kihon Renshu foram aprendidos isoladamente e, um a um executados, são agora no Kata encadeados. O Kobudo mostra a destreza do aluno a manusear com alguma perícia as armas que fazem parte do programa do JINHA KENPO, e ainda como as armas começam a fazer parte integrante de si mesmos.
Go Shinjutsu Jinha Kenpo, é um dos objectivos desta Arte JINHA KENPO, a preparação para o confronto real, tendo em conta o Mundo violento em que vivemos.
Para nós, é deveras importante estar sempre em alerta e preparado para aquelas situações que ninguém conta, assalto, violação, agressão física, etc. Infelizmente, este é um verdadeiro dilema, mas que nem sempre se lhe dá a atenção devida. ” A polícia nem sempre está por perto, cabe-nos arranjar uma solução para nos sentirmos um pouco mais seguros – como? Neste caso, praticando a nossa Arte JINHA KENPO. O Kumité Shiai, ao contrário do Kihon e da Kata, é praticado sempre com um companheiro de treino, de modo a que cada um possa criar dificuldades ao outro, através dos seus movimentos. Neste tipo de treino, a movimentação e as técnicas são absolutamente livres, obedecendo, no entanto, às regras de competição, aos princípios básicos do Kihon Renshu e da Kata, para que possam ser ricas em energia e o mais possível estéticas e com formal real.
Endereço
Rua do Calvário Nº18 cave, Abraveses
3500-046 Viseu
Horas
Quarta e sexta-feira: 19:30 às 21:00